O Senador Veneziano Vital do Rego, vice-presidente do Senado Federal, afirmou, nesta segunda-feira (11), que o MDB começa a se recompor em 2024 em busca de uma cadeira na Câmara Federal
“Essa é uma das razões pelas quais nós temos que começar ou recomeçar ou recompor a partir de 2024. Há diretamente uma dependência para que cheguemos a 2026 com a perspectiva que nós não tínhamos em 2022, de fazer um deputado federal”, afirmou.
Ele lembrou que, nas eleições de 2022, a legenda ainda conseguiu montar uma chapa, elegendo dois deputados estaduais “porque foi tudo quase de última hora”.
“Se tivéssemos tido um tempo a mais e não tivéssemos sido vítimas de algumas ações que terminavam por fazer com que desistências ocorressem, o MDB poderia ter conseguido essa vaga. É fundamental. Nós sabemos que as estruturas partidárias são dependentes das presenças de parlamentares federais, deputados e senadores”, disse.
Para 2026, ele comentou que a prioridade passa, necessariamente, pelo melhor resultado que a legenda obteve em 2024, incluindo os acordos. “É uma das razões pelas quais devemos ter o cuidado devido para não nos precipitarmos em apoios sem que antes saibamos qual é o nível de reciprocidade que poderemos ter”.
O senador destacou ainda que a sigla deu um salto quantitativo, mas também qualitativo e reforçou que, nas eleições 2024, o MDB estará presente em 150 municípios paraibanos.
“O fato de não termos obtido o resultado desejável nas eleições de 2022 não sugeriria já de pronto. Tive um processo, não foi o desejável e pronto. O trabalho continuou. Da mesma forma que eu fiz os quatro anos de Senado, estou fazendo os restantes três anos que me restam da melhor forma possível”, afirmou.
ClickPB