A voz da Imparcialidade

Sisu 2025 encerra hoje as inscrições; estão sendo oferecidas mais de 260 mil vagas

Os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 têm até hoje (21) para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. O programa oferece 261.779 vagas em universidades e institutos públicos de ensino superior em todo o país, com inscrições gratuitas realizadas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Para participar, é necessário ter concluído o ensino médio, ter realizado o Enem 2024 e não ter zerado a redação. A inscrição permite que cada candidato escolha até duas opções de curso e acompanhe sua classificação parcial diretamente na plataforma.

Entre os destaques desta edição estão as mais de 68 mil vagas para cursos de licenciatura, público-alvo do programa Mais Professores para o Brasil, que concede bolsas para candidatos com nota igual ou superior a 650 pontos no Enem e que se matriculem em cursos presenciais de formação docente.

Os estados com maior número de oportunidades são Minas Gerais (34.049), Rio de Janeiro (28.424), Bahia (22.889) e Paraíba (21.268). As universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fluminense (UFF) lideram na quantidade de vagas, com 9.050 e 8.683, respectivamente. Entre os institutos federais, o do Ceará (IFCE) e o de São Paulo (IFSP) oferecem 6.022 e 5.675 vagas, enquanto o da Paraíba (IFPB) disponibiliza 2.850.

Além das licenciaturas e bacharelados, o Sisu 2025 também traz 14.521 vagas em cursos tecnológicos, como Ciência de Dados, Energias Renováveis, Tecnologia da Informação e Redes de Computadores.

Os candidatos serão classificados primeiramente na modalidade de ampla concorrência, conforme o desempenho no Enem. As vagas reservadas seguirão os critérios atualizados pela Lei de Cotas, beneficiando estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas.

A chamada regular está prevista para o dia 26 de janeiro. Após esse processo, os candidatos que não forem selecionados poderão manifestar interesse na lista de espera entre os dias 26 e 31 de janeiro, pelo mesmo portal.

Os selecionados, tanto na chamada regular quanto na lista de espera, devem realizar a matrícula nas universidades dentro dos prazos estipulados no edital.

COMPARTILHE AGORA

Facebook
Twitter
WhatsApp