A Câmara aprovou, nesta quarta-feira (09), o projeto de lei que inclui a matéria “Educação Política e Direitos do Cidadão” na grade de conteúdos do ensino fundamental e médio. O deputado Romero Rodrigues (Podemos-PB) apresentou a relatoria do projeto, que visa promover a educação cidadã e política para que os jovens possam adquirir conhecimentos sobre as responsabilidades dos agentes públicos e os poderes que compõem a República.
O projeto é de autoria da deputada do estado de São Paulo, Renata Abreu, que também é presidente nacional do Podemos. Na leitura do voto, Romero Rodrigues destacou a importância da formação política dos jovens brasileiros e sua participação nos temas de interesse do país. “Será que queremos jovens que pensam nas melhores universidades, mas desconhecem seus direitos e deveres como cidadãos? Nossos jovens são obrigados a votar, mas não sabem ao certo o que fazem cada um daqueles governantes”, questionou.
Ainda durante a apresentação do relatório, Romero ressaltou a atuação da autora do projeto nas questões relacionadas à formação política para a cidadania. “Renata Abreu é uma estudiosa da ciência política. Inclusive, foi relatora da matéria que estabeleceu as novas regras da política nacional. É uma parlamentar dedicada, esforçada e que merece o reconhecimento desta Casa”, disse o parlamentar.
Na defesa do projeto, Renata Abreu justificou que os jovens precisam conhecer seus direitos, deveres, o papel de cada parlamentar e a Constituição do país. “Estamos preparando jovens para prestar um vestibular que não sabem como funciona o Parlamento, não conhecem a Constituição brasileira. Se não refletirmos sobre o que está sendo ensinado nas escolas, não avançaremos”, afirmou a autora do projeto, que agora segue para análise do Senado.