Um projeto de lei protocolado na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) obriga a disponibilização do livro “Ainda Estou Aqui”, do escritor Marcelo Rubens Paiva, em todas as escolas do estado, tanto públicas quanto privadas. O projeto é de autoria do deputado Dr. Romualdo (MDB).
De acordo com o projeto, junto com a disponibilização do livro “Ainda Estou Aqui”, também deve ser criado um programa de leitura e debate sobre a obra. O texto ainda define que o governo do Estado ficará responsável aquisição e distribuição de pelo menos um livro em cada unidade de ensino.
“O presente projeto de lei tem como objetivo promover a leitura crítica e a reflexão entre estudantes do Estado da Paraíba (…) O livro aborda temas fundamentais, como memória, história recente do Brasil, relações familiares e superação, proporcionando uma rica oportunidade para o debate sobre direitos humanos, cidadania e valores sociais”, justificou o deputado.
O projeto deve ser apreciado pela Assembleia nos próximos dias.
A obra
O livro “Ainda Estou Aqui” foi base para o filme de mesmo nome e, recentemente, foi indicado ao Oscar. A obra conta a história Eunice Paiva, casada com o deputado Rubens Paiva, que foi preso, torturado e morto por agentes da ditadura.
Com MaisPB