O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, fez um “agradecimento público” ao Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), pela recente aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP 72/2024), de autoria do parlamentar paraibano, que garantirá a ampliação de recursos públicos destinados aos 45 Hospitais Universitários do Brasil. A iniciativa de Veneziano foi aprovada por unanimidade no Senado e por 432 votos favoráveis e apenas 2 contrários na Câmara dos Deputados.
“Eu queria aqui fazer um agradecimento em público, e em particular ao povo paraibano, por ter esse Senador. O Senador Veneziano foi autor de um Projeto de Lei aprovado por unanimidade no Senado, isso é raro; aprovado por 432 votos na Câmara dos Deputados, só dois votos contrários, isso também é muito raro, mas que é uma lei, que agora será sancionada pelo presidente Lula, que muda a história dos hospitais universitários do Brasil”, declarou Chioro, em vídeo postado nas redes sociais.
“A partir de agora nós temos previsibilidade, segurança e capacidade de poder contar com os recursos do Ministério da Saúde, tanto para o nosso custeio, para o funcionamento cotidiano dos nossos hospitais, tanto para receber recursos de programas do Ministério da Saúde, que nós estávamos impedidos, há mais de dez anos; mas também receber emendas parlamentares dos deputados e senadores”, destacou o presidente da Ebserh.
Ele disse que a iniciativa de Veneziano foi “uma ação estratégica, decisiva, que vai fortalecer a universidade pública, o hospital universitário, não apenas os da Paraíba, mas de todo o Brasil. Então, em nome dos 45 hospitais universitários federais, da universidade pública, eu quero registrar aqui o agradecimento, não só da Ebserh, mas do ministro Camilo Santana (Educação), da ministra Nísia Trindade (Saúde), do presidente Lula, a esse Senador, que de fato cumpriu o seu papel e nos brindou com essa possibilidade agora de poder ter um futuro pros nossos hospitais universitários federais. Obrigado, senador”.
“Grandiosa Vitória” – Veneziano classificou a aprovação do Projeto de Lei Complementar 72 como “uma grandiosa vitória no Congresso Nacional que, fundamentalmente, dará condições aos HUs de terem um socorro e um oxigênio, doravante, maior do que o que recebiam. Estou felicíssimo de ter podido colaborar com os hospitais universitários. Nosso mandato está inteiramente ao dispor da boa causa da saúde, sempre”, declarou Veneziano.