A voz da Imparcialidade

Mais de 190 paraibanos são beneficiados com cirurgias de catarata pelo Opera Paraíba

O programa Opera Paraíba contemplou esta semana mais 194 pacientes do Sertão do estado com cirurgias de catarata. Os procedimentos aconteceram da última segunda (15) até a quinta-feira (18), e foram realizados no Hospital e Maternidade de Coremas Estevam Marinho.

A ação atende a um dos objetivos do Opera Paraíba, que é aproximar e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde. Criado em 2019 pelo Governo da Paraíba, o programa está presente nas três Macrorregiões de Saúde, ofertando cirurgias eletivas em 16 especialidades médicas.

A diretora do hospital, Josielma Oliveira, destaca a importância das cirurgias acontecerem perto de onde moram os pacientes. “É sempre com muita satisfação que recebemos aqui na nossa unidade as cirurgias do Opera Paraíba, um programa que vem mudando para muito melhor a vida de muitos paraibanos. E sem falar que eles não precisam mais viajar para tão longe para ter acesso a um procedimento tão transformador na vida de cada um. Só esta semana quase 200 pessoas voltam pra casa enxergando melhor,” enfatiza.

O agricultor Expedito Araújo, de 62 anos, da cidade de Santana dos Garrotes, fez cirurgia no olho direito e está ansioso para voltar a fazer atividades simples do dia a dia. “Eu não tava vendo quase nada, aí quando fiz o exame deu catarata. Eu encaminhei os documentos pra secretaria de saúde da minha cidade e lá fizeram os procedimentos pra fazer a cirurgia pelo Opera Paraíba, que se não fosse esse programa ia ficar muita gente cega. E agora, vou poder voltar a fazer minhas coisinhas em casa, vendo tudo bem limpinho e sem precisar pedir ajuda de ninguém,” conta.

Para participar do programa, é necessário que o usuário faça a solicitação por meio da secretaria de saúde de seu município ou realize o cadastro na plataforma operaparaiba.pb.gov.br preenchendo os dados pessoais e anexando comprovante de residência, exames e laudos médicos que indiquem a necessidade de cirurgia.

COMPARTILHE AGORA

Facebook
Twitter
WhatsApp