O presidente Luíz Inácio Lula da Silva (PT) vai passar por um novo procedimento, nesta quinta-feira (12), para interromper o fluxo de sangue em uma região de seu cérebro e impedir novos sangramentos.
A informação foi divulgada pela Folha de São Paulo, ele se submeterá a uma embolização das artérias meníngeas. Elas irrigam as meninges, que são membranas que revestem o sistema nervoso central. A técnica é usada no tratamento de hematomas subdurais crônicos, que se formam com o acúmulo de sangue entre o cérebro e o osso do crânio.
O presidente sentiu fortes dores de cabeça na noite de segunda (9) e, depois de exames feitos no hospital Sírio-Libanês, em Brasília, foi transferido para a unidade de São Paulo para uma cirurgia de emergência.
Em nota, a assessoria do presidente Lula afirmou que ele permanece sob cuidados intensivos no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e passou o dia bem, sem intercorrências.
Como parte da programação terapêutica, fará complementação de cirurgia com procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média) amanhã, pela manhã, complementou a assessoria em parte da nota.
Confira nota completa divulgada pelo presidente Lula:
BOLETIM MÉDICO
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
11/12/2024
16h30
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece sob cuidados intensivos no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Passou o dia bem, sem intercorrências, realizou fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares.
Como parte da programação terapêutica, fará complementação de cirurgia com procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média) amanhã, pela manhã.
Outras atualizações serão dadas durante coletiva de imprensa a ser realizada amanhã às 10 horas.
O Presidente segue sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e da Dra. Ana Helena Germoglio.
Dr. Luiz Francisco Cardoso
Diretor de Governança Clínica
Dr. Álvaro Sarkis
Diretor Clínico
MaisPB