O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu, nesta terça-feira (21/5), “civilidade, harmonia e compreensão” no Brasil antes da chegada das eleições municipais, em outubro.
“Não permitam que as eleições do fim de ano façam com que vocês percam a civilidade. O país está precisando de civilidade, harmonia, compreensão”, defendeu Lula na Marcha em Defesa dos Municípios, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), onde o petista foi recebido entre aplausos e vaias, em Brasília.
Ao fim do pronunciamento, Lula ainda citou “o carinho” com ele e os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco. “Quer dizer que o país voltou à civilidade de sempre”, pontuou.
No evento, o chefe do Executivo também fez anúncios para os prefeitos, como inclusão no programa Minha Casa, Minha Vida de municípios com menos de 50 mil habitantes e promessa de resolver logo a questão da desoneração da folha de pagamento.
Lula tornou a falar da situação no Rio Grande do Sul, que tenta se recuperar das fortes chuvas. “Vou voltar ao Rio Grande do Sul, e quero visitar as cidades depois que a água for embora, para medir o tamanho do estrago. Não faltará ajuda do governo ao Rio Grande do Sul. Qualquer crise em outros estados, estamos obrigados a fazer igual, ou melhor”, destacou.
O encontro da CNM deste ano tem três teste emas principais: discussão da desoneração de pagamentos, preocupação com desastres climáticos, como no estado gaúcho, e a preparação para as eleições municipais de outubro.
Com Paraíba da Gente.