Com a proximidade do ‘vestibular eleitoral’ deste ano, um dado divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), apontou a concorrência aos 223 cargos no Executivo que está em 2,34 candidatos por vaga.
As eleições estão marcadas para o dia 6 de outubro, quando os paraibanos irão às urnas para eleger os prefeitos e vereadores nos 223 municípios do estado. São 3.225.312 eleitores aptos a participar do pleito, cujo “cardápio” conta com 521 concorrentes às prefeituras e 9.067 postulantes às câmaras municipais. Se a concorrência aos 223 cargos no Executivo está em 2,34 candidatos por vaga no Legislativo, os dados apontam que das 2.207 cadeiras disponíveis, a média é de 4,11 pretendentes por cargo.
A quantidade de vagas para as câmaras municipais, aliás, varia de acordo com a população local. João Pessoa, por exemplo, reserva a maior quantia para a esfera legislativa na Paraíba, com a eleição de 29 candidatos. Já em outros 169 municípios, o total de vereadores escolhidos após o pleito será de nove, menor número estipulado pela Constituição Federal. A capital paraibana possui, ainda, a segunda maior concorrência ao cargo no estado (15,26 candidatos por vaga), atrás apenas de Campina Grande (15,3). Na outra ponta dessa escala, há duas cidades em que a disputa é mínima.
Com 10 postulantes a nove cadeiras no Legislativo, os municípios de Poço Dantas e Serra Grande possuem concorrência de apenas 1,11. João Pessoa e Campina Grande também são as cidades com o maior número de eleitores. Há, nelas, 566.290 e 298.888 pessoas habilitadas a votar, respectivamente. Como possuem mais de 200 mil eleitores, limite mínimo estabelecido pela Constituição, também são os únicos municípios, na Paraíba, com possibilidade de decidir a eleição para prefeito em segundo turno.
PB Agora