O deputado federal Luiz Couto anunciou oficialmente, nesta segunda-feira (10), a candidatura de Luizinho, atual secretário de Organização do PT da Paraíba, à presidência estadual do partido. A iniciativa conta com apoio de algumas lideranças petistas, incluindo o ex-governador Ricardo Coutinho, que assinou um manifesto em defesa da candidatura.
O documento, elaborado pela corrente Resistência Socialista da Paraíba (RS/PB), destaca a necessidade de resgatar os princípios históricos da legenda e fortalecer a democracia interna. Segundo o manifesto, Luizinho representa um compromisso com a amplificação das vozes da base partidária e com a construção de um PT mais participativo e transparente.
Outros nomes que apoiam a candidatura são: a ex-deputada estadual Estela Bezerra, a ex-prefeita de Conde, Márcia Lucena, além de nomes como Cícero Legal, superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário na Paraíba (MDA/PB), e Antônio Barbosa, superintendente do INCRA/PB. Também apoiam a iniciativa vereadores, presidentes de diretórios municipais e sindicalistas.
O pleito para a escolha da nova direção estadual do PT ocorrerá ainda este ano e já conta com Marcus Túlio, advogado e atual presidente do PT em João Pessoa, que recebeu o apoio da ala Democracia Socialista do PT no final de janeiro. Além disso, há uma expectativa de que uma terceira candidatura seja lançada pelo presidente estadual do PT, Jackson Macedo. Entre os nomes cogitados estão a deputada Cida Ramos e Arimateia Souza, ex-presidente da CUT.
PB Agora