O Governo Federal deve bater o martelo sobre a volta ou não do horário de verão nesta quarta-feira (16). Inicialmente, havia a previsão que a decisão fosse tomada ontem (15).
O adiamento se deu em necessidade da análise de novos estudos apresentados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) à Presidência da República.
Segundo o jornal Extra, dentro do governo a avaliação é de que a volta do horário de verão só deve acontecer em 2024 caso o ONS mostre que a medida seja estritamente necessária. De toda forma, isso não seria feito antes do segundo turno das eleições, marcado para o dia 27.
A volta do horário de verão neste ano foi considerada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, por conta da seca que atinge várias partes do país. Mas o assunto perdeu força por conta do início do período chuvoso e da pressão de setores como empresas áreas — que precisam redesenhar toda a malha, já que as passagens foram vendidas sem contar com os relógios adiantados.
Parte da indústria também temia aumento de custos. O setor de turismo e bares e restaurantes defendem o horário de verão.
MaisPB com Extra