O Partido Socialista Brasileiro (PSB) protocolou na noite de ontem (05) ,na secretaria-geral da Câmara dos Deputados um ofício que oficializa a saída da sigla do ‘blocão’ liderado pelo presidente da casa, Artur Lira (PP).
O documento contém assinatura de 10 dos 14 parlamentares da sigla na câmara e foi enviado à secretaria com assinatura final do deputado paraibano Gervásio Maia.
O chamado ‘blocão’ é formado pelo Progressistas (PP), União Brasil, PSDB-Cidadania, PDT, Solidariedade, Republicanos e Podemos, unindo mais de 176 deputados (com os do PSB, até então).
Segundo a Folha de São Paulo a expectativa é que o PSB passe a integrar o segundo maior grupo da casa, formado pelo MDB, PSD, Republicanos e Podemos, porém ainda não há confirmação.
A mudança de posicionamento do PSB surge em meio a expectativa do apoio do Governo Federal ao novo nome que deve concorrer à presidência da Cãmara. Artur Lira, não poderá se candidatar e a projeção é que apoie o atual vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (Republicanos-SP) ou Elmar Santos (União Brasil-BA).
Fontes ligadas ao governo apontam uma possibilidade maior da gestão Lula em apoiar o nome do Republicanos, já que na semana passada o presidente convidou Marcos Pereira para cumprir agenda com ele e Geraldo Alckmin (PSB) em uma fábrica de automóveis, em São Paulo.
Tal ação teria aumentado os ‘ruídos’ na relação entre Lira e o Governo Lula III.