A voz da Imparcialidade

George Coelho avalia retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba e destaca parceria entre Famup, governo do Estado e municípios

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraiba (FAMUP), George Coelho, falou sobre a Operação Carro-Pipa na Paraíba e a liberação do recurso para garantir a continuidade do programa que leva água potável para a região do semiárido brasileiro, durante entrevista, na noite desta terça-feira (26).

“Tivemos a notícia hoje para nossa felicidade dos prefeitos das zonas rurais dessas cidades, que o ministério do governo federal repassou os valores para o exército brasileiro para que fosse solucionado o problema e tivesse a solução com o restabelecimento do abastecimento da Operação Carro-Pipa, com a intervenção também de todos, com a mobilização geral da Paraíba de toda a bancada de parlamentares federal e do governador João Azevêdo para que resolvesse esse problema o mais rápido possível”, pontuou.

 Na oportunidade, Coelho destacou a importância dos eventos  ‘Seminário Novos Gestores’ promovido pela CNM em Brasília e o encontro ‘Novos Gestores Paraíba’ em João Pessoa. “Tivemos um encontro bastante didático dois dias no qual apresentamos aos novos gestores tudo aquilo de como é o funcionamento da máquina pública municipal, o que os prefeitos tem junto ao governo do Estado, aos órgãos controladores, ao bancos públicos federais e também a iniciativa privada que são as empresas que trabalham com as administrações públicas municipais, onde 110 prefeitos participaram do encontro da Famup com dois dias de muito trabalho e muito conhecimento para todos e foi muito produtivo onde eles tiveram a oportunidade de começar 2025 com um novo mandato já sabendo o que vão enfrentar pela frente e conhecer o trabalho da Famup”, destacou.

Ainda durante, a entrevista George falou sobre as parcerias entre o governo do Estado e as prefeituras com a Famup. “A federação tem um trabalho muito forte com o governo do Estado e o governo tem um respeito muito forte com a Famup. Nós temos parcerias como o selo da mulher que a gente tem participação efetiva na secretaria da mulher, temos também trabalho e parceria com a secretaria de desenvolvimento humano. A gente tem em todas as áreas que assim rege a condição de projetos e programas para beneficiar as prefeituras, a associação sempre está presente e participa e o governo tem entendido isso de forma que leva benefícios para a população e municípios. O governador João Azevêdo ele tem desenvolvido esse papel fundamental porque ele tem essa visão municipalista e entende que todos os recursos que possam transformar as cidades, o governador já faz diretamente convênios com as prefeituras para serem executadas obras e melhorias”, afirmou.

O presidente da Famup citou o travamento das emendas federais para o próximo orçamento das prefeituras. “A notícia não é boa para os prefeitos porque está travando ainda as emendas. Essas emendas que já tinham sido empenhadas e não foram liberadas de forma alguma. Foi votado um PL na Câmara dos Deputados em resposta a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu a execução de emendas parlamentares até que sejam definidas regras sobre controle social, transparência, impedimentos e rastreabilidade e está com  o presidente Lula para ser sancionado para o supremo liberar. Isso tem prejudicado o andamento das administrações municipais dos prefeitos, porque mais da metade de 70 % dessas emendas são de custeio, principalmente para a saúde e sem a liberação estão enfrentando dificuldades para manter a administração pública”, concluiu.

Fonte83

COMPARTILHE AGORA

Facebook
Twitter
WhatsApp