A voz da Imparcialidade

Fernando Cunha Lima será transferido para o Presídio Especial Valentina de Figueiredo, em João Pessoa

O médico Fernando Cunha Lima será transferido para o Presídio Especial Valentina de Figueiredo, localizado na capital paraibana. O pediatra, preso em 7 de março em Pernambuco após ficar foragido por cerca de quatro meses, é acusado de crimes de pedofilia durante consultas médicas.

A transferência ocorre após decisão da 4ª Vara Criminal de João Pessoa. De acordo com a decisão do juiz Rodrigo Lima, o recambiamento do réu para a Paraíba deve ocorrer com a máxima urgência, para que ele seja apresentado à Vara de Execuções Penais (VEP), onde serão definidos os procedimentos subsequentes. A Gerência Executiva do Sistema Penitenciário (GESIPE) foi acionada para providenciar o traslado imediato do acusado.

Fernando Cunha Lima será encaminhado ao Presídio Especial Valentina de Figueiredo, unidade próxima ao 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), no bairro do Valentina, em João Pessoa. Esta unidade abriga, entre outros, policiais militares detidos e indivíduos presos por débitos de pensão alimentícia, sendo considerada adequada para o tipo de detenção de Cunha Lima.

Na semana passada, o juiz Luiz Eduardo Souto negou o pedido de prisão domiciliar feito pela defesa do acusado, reforçando a necessidade de sua permanência no sistema prisional.

Histórico do caso

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) denunciou Fernando Cunha Lima em agosto de 2024 pelo crime de estupro de vulnerável, envolvendo quatro vítimas. O órgão também requisitou que o médico pague 400 salários mínimos a cada vítima como reparação pelos danos causados.

Após uma primeira tentativa de decretação da prisão preventiva ser indeferida, a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) determinou a prisão de Cunha Lima em novembro de 2024. Ele permaneceu foragido até ser capturado pela Polícia Civil da Paraíba (PCPB) em Pernambuco.

Em dezembro de 2024, uma nova denúncia foi apresentada contra o pediatra, apontando outros dois casos de abuso sexual envolvendo pacientes mirins.

Atualmente, Fernando Cunha Lima está detido no Centro de Observação Criminológica e Triagem (COTEL), localizado em Abreu e Lima, Pernambuco, aguardando a efetivação de sua transferência para o Presídio Especial Valentina de Figueiredo, em João Pessoa.

Fonte83

COMPARTILHE AGORA

Facebook
Twitter
WhatsApp