A voz da Imparcialidade

Efraim Filho diz que comandará Comissão de Orçamento com foco na responsabilidade fiscal

A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional terá sua presidência sob responsabilidade do Senado em 2025, seguindo a regra de alternância com a Câmara dos Deputados.

O senador Efraim Filho (União Brasil) foi indicado pelas lideranças para comandar o colegiado, enquanto as relatorias da Lei Orçamentária Anual (LOA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) ficarão sob responsabilidade dos deputados federais.

Efraim afirma que sua gestão buscará celeridade na análise orçamentária, sempre com foco na responsabilidade e no equilíbrio fiscal.

“A gente sabe que o orçamento do Brasil deixou de ser um tema puro e simplesmente técnico orçamentário para também ser uma pauta da análise política, da avaliação da sociedade, do mercado, dos investidores, da agenda não apenas do governo, mas da agenda do Brasil. Será com essa responsabilidade que a gente vai procurar conduzir a CMO esse ano”.

Efraim afirma que a expectativa será trabalhar com um cronograma de votação, garantindo mais agilidade ao processo. O senador reconhece que a votação do orçamento para 2025 ocorreu com atraso, sendo concluída apenas em março, mas ressalta que isso não impactará o calendário do colegiado, já que a instalação acontece tradicionalmente em abril.

“A nossa expectativa é que a gente consiga dar passos rumo ao cronograma de votação do orçamento. Então a gente vai procurar dar celeridade nessa análise e sempre com um olhar na responsabilidade fiscal e no equilíbrio fiscal.”

COMPARTILHE AGORA

Facebook
Twitter
WhatsApp