As explosões registradas na área central de Brasília, na noite desta quarta-feira (13), levaram a uma reorganização do trabalho de servidores dos Três Poderes nesta quinta (14).
A direção da Câmara dos Deputados, por exemplo, suspendeu os trabalhos no prédio até o meio-dia.
O Senado – que funciona no prédio ao lado e até divide alguns acessos com a Câmara – decidiu cancelar o expediente da quinta. O que, na prática, antecipou o feriado da Proclamação da República.
Já para o Poder Executivo, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos recomendou expediente normal nesta quinta.
Até as 7h, no entanto, o Palácio do Planalto ainda não havia informado se estava mantida a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva – que, pelo planejamento original, prevê uma série de encontros com novos embaixadores estrangeiros no Palácio do Planalto.
Varreduras e trânsito
Nas primeiras horas da manhã, equipes da Polícia Militar do Distrito Federal ainda faziam uma varredura na Praça dos Três Poderes para verificar se havia mais explosivos na região.
O intervalo entre as explosões nos dois locais foi de 20 segundos. Bombeiros e militares especializados em explosivos foram ao local, que ficou isolado, para fazer uma varredura. Até as 7h, o corpo de Francisco Wanderley Luiz não havia sido retirado do local.