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Confira beneficiários que recebem pagamento do INSS antes do Natal

Aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganham até um salário mínimo (R$ 1.412) começam a receber os pagamentos de dezembro a partir desta sexta-feira (20). Os depósitos continuam até o dia 8 de janeiro.

Aqueles que recebem acima de um salário mínimo deverão esperar até o dia 2 de janeiro. Para esses beneficiários, as liberações serão feitas entre os dias 2 e 8 de janeiro.

As datas de pagamento são definidas com base no número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.
Este deve ser o último mês em que os beneficiários atingidos pelas chuvas do Rio Grande do Sul (RS) contam com o depósito no primeiro dia do calendário.

Mensalmente, o INSS paga mais de 40 milhões de benefícios previdenciários e assistenciais. A maioria deles recebe até um salário mínimo -28 milhões- enquanto outros 12 milhões têm um benefício acima do piso nacional. Ao todo, cerca de 6 milhões dos benefícios são assistenciais, e 34 milhões previdenciários.

Calendário de quem recebe até um salário mínimo

FinalData de pagamento
120 de dezembro
223 de dezembro
326 de dezembro
427 de dezembro
530 de dezembro
62 de janeiro
73 de janeiro
86 de janeiro
97 de janeiro
08 de janeiro

Calendário de quem recebe acima de um salário mínimo

FinalData de pagamento
1 e 62 de janeiro
2 e 73 de janeiro
3 e 86 de janeiro
4 e 97 de janeiro
5 e 08 de janeiro

Como conferir o extrato do benefício?

Os beneficiários que desejam conferir o extrato de pagamento podem acessar o site Meu INSS. Após fazer o login, na tela inicial, é necessário clicar no serviço de “Extrato de Pagamento”. Na plataforma é possível ter acesso ao extrato e a todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.

A consulta pode ser feita também pelo aplicativo Meu INSS. Os beneficiários deverão informar login e senha, assim, todos os serviços disponíveis e o histórico das informações do beneficiário serão listados.

Aqueles que não têm acesso à internet podem ligar para a Central 135. Será necessário informar o CPF e confirmar dados cadastrais para evitar fraudes. O atendimento é feito de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Existe prazo para sacar o benefício?

Nos casos em que o beneficiário optou pelo saque via cartão previdenciário do INSS, o saque do benefício deve cumprir um prazo determinado pelo INSS. Em geral, ele ocorre até o final do mês seguinte ao da sua disponibilização (aproximadamente 60 dias). Se o valor não for retirado, ele é devolvido ao instituto.

Para receber os valores devolvidos, é necessário se dirigir a uma agência de Previdência Social. Dúvidas também podem ser tiradas pelo 135 ou pelo Meu INSS.

O que fazer se o titular do benefício não conseguir sacá-lo?

Se o titular não conseguir realizar o saque do benefício é possível nomear um procurador que deve ser autorizado pelo INSS. O instituto faz, assim, a inclusão no cadastro e comunica a Caixa Econômica Federal.

Representantes legais devidamente cadastrados no INSS e no sistema da Caixa também podem fazer o resgaste do benefício.

Como solicitar o pagamento de benefício não recebido?

Quem não recebeu o pagamento de algum benefício pode solicitar ao INSS os valores da seguinte forma:

  • Acesse o site do Meu INSS
  • Faça login no sistema, escolha a opção “Agendamentos/Requerimentos”
  • Clique em “Novo requerimento”, digite no campo “pesquisar” a palavra “não recebido” e selecione o serviço desejado
  • O segurado será comunicado se for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação
  • Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção “Agendamentos/Requerimentos”

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