A Câmara Municipal de São Domingos do Cariri, aprovou na última sexta-feira (31/03), por unanimidade um projeto de lei de autoria do poder executivo que reconhece a vaquejada como patrimônio cultural imaterial do município. O PL incentiva às manifestações culturais com apoio de até R$ 5.000,00 (Cinco mil reais), por evento que engloba a Vaquejada, a cantoria de Viola, o Forró Pé de Serra, Quadrilhas Juninas e o Ciclismo.
A vaquejada é uma tradição muito antiga no Nordeste brasileiro, sendo uma atividade que envolve a prática de montaria a cavalo e derrubada de um boi em uma área cercada. Além de ser uma competição esportiva, a vaquejada é um evento cultural que celebra a identidade nordestina.
A votação ocorreu em uma sessão ordinária com a presença do prefeito Onildo Lindberg, que destacou a importância da vaquejada para a cultura local e sua contribuição para a economia da região.
“O reconhecimento da vaquejada como patrimônio cultural imaterial do município de São Domingos do Cariri é uma forma de preservar e valorizar essa importante manifestação cultural. A iniciativa também pode contribuir para o fortalecimento do turismo local, atraindo visitantes a conhecer mais sobre a tradição da vaquejada na região” destacou o prefeito Onildo.
“Com a aprovação desse projeto, estamos garantindo que a vaquejada continue sendo praticada em nossa cidade, mantendo viva a nossa tradição e fortalecendo nossa identidade cultural. Agradeço a todos os envolvidos nesse projeto e reafirmo o meu compromisso em continuar trabalhando para preservar e promover nossa cultura e patrimônio cultural imaterial” discursou o presidente Jailson Amorim.