Cabaceiras está entre as 38 prefeituras da Paraíba contempladas com o Selo Social “Prefeitura Parceira das Mulheres” 2023/2024, conforme divulgado pelo Governo da Paraíba por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana e da Secretaria de Articulação Municipal (Sedam), em parceria com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup). A premiação reconhece os municípios que desenvolveram políticas públicas inovadoras e comprometidas com a promoção da diversidade sexual, dos direitos das mulheres e da equidade de gênero.
Na região do Cariri, apenas os municípios de Sumé, Cabaceiras, Monteiro e São João do Tigre foram contemplados. Cabaceiras obteve 9.300 pontos, destacando-se pelas ações voltadas à saúde integral das mulheres, fortalecimento da participação feminina nos espaços de poder e decisão, empreendedorismo, enfrentamento da violência contra as mulheres e promoção da arte e cultura produzida por mulheres.
O prefeito de Cabaceiras, Tiago Castro, comemorou a conquista e ressaltou a importância do reconhecimento. “Estamos extremamente honrados em receber o Selo Social ‘Prefeitura Parceira das Mulheres’. Este reconhecimento reflete o nosso compromisso contínuo com a promoção dos direitos das mulheres e a diversidade em nosso município. Continuaremos trabalhando para garantir a inclusão e o respeito a todas as mulheres de Cabaceiras”, afirmou o prefeito.
A premiação do selo será entregue no dia 29 de agosto, em João Pessoa. A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, destacou a importância das políticas públicas desenvolvidas pelas prefeituras premiadas. “As prefeituras contempladas desenvolveram práticas inovadoras e comprometidas com as mulheres em toda sua diversidade, considerando recortes étnico-raciais, idade, orientação sexual e identidade de gênero, entre outras”, disse Lídia.
As diretrizes seguidas pelos municípios contemplados incluíram a saúde integral das mulheres em seus direitos sexuais e reprodutivos, fortalecimento e participação das mulheres nos espaços de poder e decisão, empreendedorismo, autonomia econômica, desenvolvimento sustentável com igualdade social, enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres e a promoção e apoio à arte e cultura produzida e desenvolvida pelas mulheres.
Parlamento em Destaque com Damião Lima