A cidade de Cabaceiras alcançou uma grande conquista ao receber o Selo UNICEF pela quinta vez, um reconhecimento das Nações Unidas que celebra os municípios que melhoram a qualidade de vida de Crianças e Adolescentes. O prefeito Tiago Castro destacou a importância de ações efetivas para transformar a realidade da infância no município.
“Glória a Deus por essa conquista! O prefeito Tiago Castro me confiou essa missão, e apesar de eu ter hesitado, ele insistiu que eu fosse a Articuladora e após o aceite fez a adesão ao Selo, edição 2021-2024, pois queria que realizássemos ações efetivas e monitoramento continuo, não apenas para ganhar o prêmio, mas para fazer a diferença na vida de nossas Crianças e Adolescentes”, afirmou a Articuladora do Selo Unicef em Cabaceiras, Rosilene Nunes.
Ela explicou que, mesmo com uma boa qualidade de vida, sempre é possível melhorar. Para isso, foi necessário elaborar um plano da primeira infância, um processo que levou mais de um ano e que foi aprovado na Câmara Municipal.
“Trabalhamos com dados de saúde, educação, assistência social e cidadania, envolvendo o núcleo de cidadania de adolescentes- NUCA. Essas ações intersetoriais foram essenciais para garantir que nossas Crianças e Adolescentes permanecessem na escola e longe da violência”, acrescentou.
A Busca Ativa Escolar foi uma das ações fundamentais que garantiu a continuidade da certificação. “Se não tivéssemos atingido as metas de Busca Ativa Escolar, há dois anos já estávamos excluídos do Selo UNICEF. Este ano, foi a mesma situação. Essa ação foi um divisor de águas, permitindo que obtivéssemos resultados excelentes para nossas crianças e adolescentes”, além da Busca Ativa Vacinal, e nossos Fóruns onde o NUCA é protagonista, destacou a Articuladora.
O prefeito Tiago Castro parabenizou a equipe pelo esforço: “Essa conquista é um reconhecimento do trabalho árduo de todos os envolvidos. Estamos comprometidos em continuar investindo em políticas que garantam o bem-estar de nossas Crianças e Adolescentes. Agradecemos a cada um que contribuiu para essa vitória.”
Além da busca ativa, o município implementou ações externas para a saúde mental, hábitos de higiene, acesso à água nas escolas e proteção contra a violência. A parceria com a CERTE foi crucial, ajudando a superar obstáculos durante o processo.
PARLAMENTO EM DESTAQUE
Com Blog do Bruno Lira