A Assembleia Legislativa aprovou em caráter de urgência urgentíssima, durante sessão ordinária realizada nesta terça-feira (29), projeto de lei do governador João Azevêdo para criação do quadro de pessoal efetivo da Secretaria de Cultura, como 71 cargos. A aprovação do projeto na ALPB é o primeiro passo para que o Governo do Estado possa realizar concurso público para Secretaria, anunciado pelo governador em maio deste ano.
O relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Wilson filho, afirmou que as mudanças fazem parte do programa de investimentos feito pelo Governo do Estado na área cultura.
“Desde que assumi o Governo estadual, venho adotando práticas para valorizar os servidores públicos. A realização de concurso público seleciona servidores qualificados e que vão contribuir para melhoria do serviço público”, justificou o governador João Azevêdo em matéria encaminhada à Casa.
A partir da aprovação do projeto serão criados 10 cargos efetivos de técnico administrativo, cinco de gestor público, cinco de analista em gestão cultural, um analista em gestão cultura na área de teatro, um analista em gestão cultura na área de dança, um analista em gestão cultura na área de circo, um analista em gestão cultura na área de artes visuais, um analista em gestão cultura na área audiovisual, um analista em gestão cultura na área de música, um analista em gestão cultura na área de literatura, um analista em gestão cultura na área para produtor cultural, dois de antropólogo, 10 de arqueólogo, 10 de museólogo, 10 de paleontólogo, quatro de restaurador, um de arquivista, um de bibliotecário e um de historiador.
A realização de concurso público para área foi anunciada pelo governador em maio deste ano.