O sorteio da Copa do Brasil realizado ontem pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), , colocou o Flamengo no caminho do Botafogo-PB, na 3ª fase da competição. Maior campeão paraibano e campeão da Série D em 2023, o Belo já enfrentou o clube carioca cinco vezes em competições oficiais pela Copa do Brasil e Brasileiro e com lembranças de um feito histórico.
Nesse confronto entre cariocas e paraibanos, o Flamengo venceu três jogos, empatou um e perdeu um. Além disso, o Mengão possui 12 gols marcados, enquanto a equipe da Paraíba balançou as redes sete vezes. Com retrospecto favorável, o time de Filipe Luís espera fazer valer o retrospecto para avançar às oitavas de finais. O Belo, no entanto, promete dois jogos duros para conquistar outro feito histórico.

O primeiro encontro oficial entre flamenguistas e botafoguenses aconteceu em 1980 e foi histórico para os paraibanos. A vitória do Botafogo-PB por 2 x 1 em pleno Maracanã pelo Campeonato Brasileiro foi uma das maiores façanhas do Belo.
O triunfo é tratado até hoje como um dos grandes feitos da história do Botafogo-PB. Isso porque o Alvinegro paraibano bateu o Flamengo que viria a ser campeão nacional em 1980 e campeão mundial de 81 com jogadores como Zico, Nunes, Andrade, Júnior, Adílio entre outros.
O jogo foi no Maracanã, no dia 6 de março e naquele ano, o time de Zico e companhia só perdeu duas partidas na campanha de 22 jogos, para o Belo e Atlético-MG, por 1 a 0.
Os dois times voltaram a se enfrentar no Brasileiro de 1986, dessa vez, com o Flamengo vencendo o Botafogo-PB por 2 a 0, também no Maracanã.
Em duelos válidos pela Copa do Brasil, Botafogo-PB e Flamengo se enfrentaram três vezes. No último confronto, em 2003, o Flamengo goleou o Belo por 4 a 1 na 1ª fase do torneio, no Estádio Almeidão, em João Pessoa, eliminando o clube paraibano e o jogo de volta, como rezava o regulamento da época.
Em 1999, o primeiro duelo dos dois times pela Copa do Brasil foram duros. No jogo de ida, disputado no Almeidão, o Botafogo-PB fez uma grande exibição e arrancou um empate por 3 a 3 contra o Flamengo de Romário. No jogo de volta, prevaleceu o favoritismo do Mengão que bateu o Belo por 2 a 1 no Estádio Maracanã e avançou para a 2ª fase.
Em 2025, os dois clubes voltam a se enfrentar em dois duelos pela milionária Copa do Brasil. O Belo, que agora é SAF, vive um novo momento em sua história e chegou a 3ª fase da competição, após eliminar a Portuguesa-SP e o Concórdia. Enquanto isso, o Flamengo vive uma nova “era de ouro, com uma das gerações mais vitoriosas.

O primeiro confronto será no Estádio Almeidão, em João Pessoa, e está previsto para o meio de semana do dia 30 de abril. Já o segundo, no Maracanã, tem previsão de acontecer no dia 21 de maio.
Cinco vezes campeão da Copa do Brasil, o Flamengo já disputou 22 jogos contra os paraibanos pela Copa do Brasil. Além do Botafogo, o Flamengo ainda jogou seis vezes contra o Treze, quatro contra o Campinense, duas vezes contra o Sousa, uma diante do Nacional de Patos e uma contra o Auto Esporte, de João Pessoa.
Severino Lopes/PB Agora