A adrenalina somada a paisagens deslumbrantes formam a combinação para os amantes de aventuras. Catolé do Rocha, no Sertão paraibano, desponta como um destino propício para desenvolvimento do turismo de aventura. Com belas paisagens e formações naturais únicas, a cidade oferece aos amantes da natureza e da adrenalina trilhas desafiadoras e locais ideais para rapel, o que proporciona uma experiência autêntica no coração do Sertão.
Uma das principais atrações para quem busca o turismo de aventura no município são as trilhas que cortam a região, revelando as belezas naturais da região. Entre os caminhos mais procurados está a trilha que leva ao Monte Tabor, um dos cartões-postais da cidade. O local oferece uma vista panorâmica de toda a região, incluindo o estado vizinho, Rio Grande do Norte. A caminhada até o topo do monte é desafiadora, mas a recompensa ao final é uma vista de tirar o fôlego, especialmente ao pôr do sol, quando o céu se tinge de tons alaranjados e rosados, formando um cenário bucólico.
Os paredões rochosos da região também são ideais para a prática de rapel. Com guias especializados a empresa de turismo de aventura, Catolé Adventure, oferece todo o suporte necessário, desde equipamentos de segurança até instruções técnicas, para que os visitantes possam descer com segurança e aproveitar a vista privilegiada das formações geológicas que marcam a paisagem de Catolé do Rocha.
Sobre o processo de abertura de novas trilhas e locais de rapel, Leonardo Ferreira, empresário da Catolé Adventure e condutor de turismo de aventura, explica ser essencial realizar análises detalhadas das rochas para garantir sua segurança. As rochas devem ser sólidas e não porosas, e todas as ancoragens e equipamentos são rigorosamente testados e certificados para suportar grandes cargas.
“A sensação de adrenalina e o prazer de contemplar a paisagem durante o rapel são indescritíveis”, afirmou Leonardo Ferreira.
Durante os percursos é possível avistar aves típicas da região, além de outras espécies da fauna e flora que integram a caatinga.
A equipe da empresa é composta por profissionais de diversas áreas, o que agrega valor às nossas atividades. “Por exemplo, durante nossas viagens, contamos com o suporte de um mecânico para resolver problemas com o carro, e também levamos material de primeiros socorros, já que uma de nossas integrantes é enfermeira. Isso garante estarmos preparados para qualquer situação”, disse Leonardo.
Ele ainda revela que algumas pessoas se juntam às trilhas apenas para desfrutar da experiência, enquanto outras buscam enfrentar seus medos e viver a emoção de descer um rapel. Para garantir a segurança dos aventureiros, a equipe é treinada para respeitar o ritmo de cada um e permitindo que todos aproveitem a experiência.
“A sensação de segurança que oferecemos durante o rapel é incomparável. As atividades são realizadas com suporte completo: uma pessoa fica na rocha garantindo a segurança do participante, enquanto outra fica na base, atuando como um “anjo da guarda”. Cada descida é acompanhada por alguém com experiência para ajudar aqueles que são novatos ou não têm tanta confiança”, explicou Leonardo.
Para acomodar os turistas, Catolé do Rocha possui várias pousadas e um hotel. Os que preferem o “turismo de aventura raiz”, a cidade oferece a opção de acampamento no Parque das Acácias, com uma estrutura completa com piscina, iluminação e banheiros.
Amor pela aventura
A paixão da condutora de turismo de aventura e costureira, Fabiana Silva, pela adrenalina proporcionada pelas atividades de aventura teve início em um programa para perda de peso que funcionava na cidade, chamado “Na medida”. Ela acompanhou o marido, Leonardo Ferreira, na atividade, quando despertou a atenção para trilhas e rapel.
“Até surgir a vontade de criar a Catolé Adventure. Hoje nós somos condutores de turismo, temos curso de rapel, somos certificados e buscamos levar essa emoção para outras pessoas. É trabalho, mas também é paixão, porque a gente adora fazer tudo isso. É muito prazeroso fazer o rapel e conduzir as pessoas e trazê-las para o rapel. É incrível”, descreveu.
Enfermeira por formação, Heloísa, teve o primeiro contato com o rapel em um curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH). No pós-pandemia da Covid-19 ela foi apresentada às trilhas, quando conheceu Leonardo e Fabiana, em março de 2021.
“Desde então eu nunca mais fiquei sem trilha e a paixão vem só crescendo. Tô sempre disposta e disponível para participar. Nós nos certificamos agora em janeiro para dar maior garantia aos eventos, porque antes a gente apenas participava e agora nós promovemos os eventos”, disse Heloísa Ferreira, que também é condutora de turismo de aventura.
A equipa da Catolé Adventure (@catoleadventure) promove entre os dias 15 e 17 de novembro o 2° Trekking Catolé Adventure. A programação inclui city tour, trilha do Pôr do Sol no Monte Tabor e luau, na sexta-feira. Já no sábado haverá ainda rapel durante todo o dia e uma festa sertaneja à noite. O evento será finalizado no domingo, com uma gincana entre as equipes, sorteios e premiações durante as atividades.
Pauta Real