A atuação do Supremo Tribunal Federal foi criticada pelo senador Efraim Filho (União Brasil) em relação a temáticas que ele considera de competência exclusiva do Congresso Nacional. O posicionamento foi defendido pelo parlamentar paraibano nesta quinta-feira (27), durante entrevista à CBN João Pessoa.
“O entendimento entre os Poderes é uma grande conquista. Resgata o equilíbrio entre eles. A gente vê hoje um judiciário que se intromete nas competências dos outros poderes. O próprio legislativo tem reclamado muito dessa relação, e não é só na questão orçamentária”, alegou o senador.
Apesar de defender o contraditório, Efraim acredita que os membros da corte suprema estão ultrapassando os limites entre poderes. “Eu respeito a opinião divergente. Agora, para fazer a lei o foro é do Congresso Nacional. É lá onde as pessoas foram escolhidas. Bem ou mal, certo ou errado, quem está ali é porque foi votado. Então, é ali que tem que ser decidido temas que impactam a vida das pessoas, como aborto, drogas, propriedade privada, temas que são discutidos lá”, concluiu.
PB Agora