O prefeito de São José dos Ramos, Matheus Amorim, exonerou no último mês de setembro a primeira-dama Amanda Melchiades do cargo de secretária municipal de finanças, após uma denúncia do Ministério Público da Paraíba e determinação judicial. Em junho deste ano, o MPPB investiga possíveis fraudes na administração do município, por meio da operação ‘Dionísio’.
De acordo com o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), à primeira-dama e então Secretária de Finanças do Município, Amanda Melchíades teria sido beneficiada com contratos na gestão municipal. Amanda seria dona da ‘Imperial Ruach Restaurante e Recepções”.
Segundo os levantamentos realizados à época, a empresa foi contratada mediante processos licitatórios em que foi a única participante ou sem licitação.
A referida empresa chegou a receber entre os anos de 2021 e 2022, R$ 212.188,16 da Prefeitura por supostos serviços de buffet e decoração de eventos. Segundo apurou a reportagem, as empresas foram formalmente constituídas em nome de pessoas interpostas.
A reportagem apurou que além da exoneração de Amanda outras pessoas investigadas pelo MPPB também foram exoneradas no fim do mes de setembro. São elas: Larissa Hellen, Elangine Pereira e Maria Aline.
Também houve mudanças na Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura, com a revogação da composição do órgão, que tinha os nomes de Elangine Pereira, Ivanildo Melchiades e Josimagno Bezerra.
| Veja detalhes da determinação judicial e das exonerações:
ClickPB