As viagens internacionais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levaram o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), a assumir o posto, em média, um em cada cinco dias do governo. As informações são do R7, parceiro nacional do Portal Correio.
Desde 1º de janeiro de 2023, Lula passou 55 dias fora do Brasil. O levantamento foi feito pelo R7 com base nas informações do portal do governo federal.
No total, o presidente esteve em 17 países. O único local que Lula visitou mais de uma vez foi os Estados Unidos, para onde viajou em fevereiro e em setembro. A pesquisa do R7 considerou apenas compromissos listados como oficiais. Locais por onde o presidente apenas passou durante as viagens, como para fazer escalas, não foram levados em conta.
Lula operou o quadril direito na última sexta-feira (29) pela manhã para tratamento de artrose. Segundo o Palácio do Planalto, ele foi submetido a uma anestesia geral durante a operação. O tempo de recuperação é de, no mínimo, três semanas, período em que o presidente deve despachar no Palácio da Alvorada. Lula recebeu alta neste domingo (1º), antes do previsto.
R7