A voz da Imparcialidade

Ministro aponta “raridade” em apagão nesta terça e nega crise energética

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se pronunciou nesta terça-feira (15) sobre o apagão momentâneo em todas regiões do Brasil. O motivo que levou a interrupção de mais de 16 mil megawatts de energia ainda é uma dúvida, porque os dados técnicos ainda não estão prontos. Mesmo assim, o ministro ressaltou que foi algo muito fora do comum para desestabilizar o sistema.

“O que aconteceu hoje é algo extremamente raro que aconteça, porque nós temos um sistema redundante, ou seja, N menos 1. É como se fosse num avião: dois sistemas elétricos, dois sistemas hidráulicos, duas turbinas. Para acontecer um evento dessa magnitude, nós temos que ter tido dois eventos concomitantes em linhas de transmissão de alta capacidade”, ressaltou o ministro.

O evento aconteceu por volta das 8h31 da manhã de hoje, quando, de maneira repentina, o país teve uma diminuição de 25,9% no Sistema Interligado Nacional (SIN), como apontou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Um dos eventos foi detectado no Norte do Nordeste, no estado do Ceará.

Apesar da situação, o ministro afirmou que o país não possui nenhum tipo de crise energética, como aconteceu em 2021, ano que teve uma das piores crises hídricas dos últimos 90 anos. Por essa razão, ele ressaltou que demorou 45 minutos para a região Sul, Sudeste e Centro-Oeste estar reestabelecida. Pela parte da tarde, a energia do Brasil voltou completamente.

“Exatamente às 14h49, nós tivemos 100% do sistema reestabelecido. Ou seja, das 8h29 até 14h49, mesmo havendo essa grave, inesperada e desagradável ocorrência, o sistema estava completamente reestabelecido”, informou o ministro Alexandre Silveira.

MaisPB

COMPARTILHE AGORA

Facebook
Twitter
WhatsApp