A noite desta quarta-feira, 5 de fevereiro, ficará marcada na história da comunidade paroquial do Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, em São João do Cariri, a cidade da fé. O Neo-sacerdote Padre Humberto Carneiro Monte Júnior tomou posse como novo Administrador Paroquial e Reitor durante uma missa com Rito de Posse Canônica, presidida por Dom Dulcênio Fontes de Matos, bispo diocesano.
A solene celebração contou com a presença de padres, diáconos, seminaristas, familiares do Padre Humberto, autoridades civis e o povo de Deus, que acolheu o novo pastor com muita alegria. O Padre Joselito Ferreira, Vigário Forâneo, fez uma calorosa acolhida ao Padre Humberto, destacando que “A Mãe e Senhora dos Milagres o cubra com seu manto sagrado, conduzindo a sua nova missão”.
Representantes da paróquia e autoridades civis também se manifestaram, dando as boas-vindas ao novo pároco, ressaltando que ele chega para guiar espiritualmente o povo sob a proteção da Senhora dos Milagres.
Emocionado, o Padre Humberto agradeceu a calorosa acolhida, lembrando que sua presença na paróquia é fruto da vontade de Deus. “Meus irmãos, esta é uma ocasião de agradecer a Deus, porque é Ele quem nos chama, nos consagra e nos envia. Se aqui estou, é pela vontade de Deus, porque tudo é Ele quem encaminha nos nossos corações”, afirmou o novo Administrador Paroquial e Reitor.
![](https://deolhonocariri.com.br/wp-content/uploads/2025/02/u1.jpg)
Homilia
Na homilia de Dom Dulcênio, ele iniciou falando sobre o exemplo de Santa Ágata, que, apesar das tentações, permaneceu firme em sua promessa a Deus. A esperança em Cristo deu-lhe forças para superar tudo, e essa mesma fidelidade é o modelo para o Padre Humberto, que deve confiar no Senhor para a vitória sobre as dificuldades da vida.
“Feliz o cristão que, como Santa Ágata, se consagra a Deus e se conserva fiel ao cumprimento de sua promessa. Terá a felicidade de não ficar em contato com o vício e o coração se lhe conservará livre da influência do demônio. Pode elevar as mãos puras confiadamente ao céu e Deus ouvir-lhe-á as orações. Nos combates, tem ao seu lado Aquele que venceu o mundo. Por ele defendido, guiado e protegido pode um mundo de inimigos levantar-se e ameaçadoramente o atacar, a vitória será certa, a coroa garantida. O exemplo de Santa Ágata servirá para você Padre Humberto e para todos nós”, trouxe inicialmente.
Dom Dulcênio lembrou ao Pe. Humberto da importância de ser um sacerdote que, além de consagrado a Deus, seja humano e acolhedor. Ele deve ser um pai espiritual, que ama, corrige, afaga e perdoa, com humildade e simplicidade, sempre voltado para o serviço do povo de Deus com alegria.
“Meu filho, seja o santo sacerdote, seja homem de Deus, mas alguém com os pés na terra. Seja por isso, muito humano e, consequentemente, também um padre de oração e focado sempre em favor do povo de Deus que lhe é confiado a seus cuidados como sacerdote. Não esqueça que Padre é pai. O pai ama, o pai repreende, o pai afaga e perdoa, o pai dá a vida por seus filhos. Lembre-se que, a simplicidade e humildade do padre é, provavelmente, uma das características mais importantes para os tempos atuais”, destacou.
O bispo também destacou que o ministério sacerdotal é uma constante aprendizagem. Pe. Humberto deve ensinar e aprender com o povo, buscando sempre momentos de solidão para renovar suas forças e encontrar a paz. O silêncio e a oração, assim como Jesus no monte, são essenciais para manter a conexão com Deus.
“Haverá momentos Padre Humberto, que o senhor deverá agir com firmeza, porém, deve estar ciente do que ser padre, exercer seu Ministério Sacerdotal é um aprendizado constante. Isso está ligado com novas situações em que a vida o coloca e as pessoas que encontra. Você está para ensinar o seu povo, mas também aprender com esse mesmo povo”, destacou.
A homilia ainda reforçou que as dificuldades na missão são oportunidades de crescimento. Dom Dulcênio citou São Paulo, que afirma: “Quando sou fraco, aí sou forte”, lembrando ao Pe. Humberto de que, com fé, ele superará os obstáculos, sempre corrigindo com amor, como um verdadeiro pai espiritual.
“Na sua missão o senhor vai se deparar com dificuldades, tropeços e obstáculos, veja isso como “correções de Deus”! Depois de cada obstáculo superado, o senhor se sentirá mais fortalecido para enfrentar outras. Um pai não deixa de amar seu filho porque o corrige. Assim também é Deus conosco. Vá em frente sempre, não obstante os obstáculos”.
Por fim, Dom Dulcênio confiou a missão de Pe. Humberto à proteção de Nossa Senhora dos Milagres, lembrando-lhe que ela o guiará e abençoará em sua jornada sacerdotal, garantindo-lhe forças para enfrentar os desafios e servir ao povo com fidelidade e amor.
“Confiança Padre Humberto, o Senhor o enviou para aqui com a proteção amorosa de Nossa Senhora dos Milagres. Seria impossível anunciar e descrever os favores que Nossa Senhora dos Milagres já tem concedido aos seus filhos devotos em suas necessidades, inclusive a você, pois és devoto d’Ela também. A sua vinda para cá já é o carinho d’Ela a seu favor. Que Ela te cubra de bênçãos, meu filho. Amém!”, concluiu.
Sobre o Padre Humberto
Padre Humberto Carneiro Monte Júnior nasceu em 20 de junho, em Sumé, PB. Ingressou no seminário em 2017 e foi ordenado diácono em 5 de agosto de 2024. Tornou-se presbítero em 14 de dezembro de 2024, tendo a ordenação presidida por Dom Dulcênio Fontes de Matos, na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição. Padre Humberto assume o Santuário de N. Sra dos Milagres como sua primeira missão à frente de uma paróquia após sua Ordenação.
Sobre a Paróquia
O Santuário de Nossa Senhora dos Milagres está localizado no município de São João do Cariri e foi fundado em 3 de abril de 1750. Atualmente, a paróquia é composta por 9 comunidades. Ao longo dos anos, muitos padres passaram por essa paróquia, sendo o padre Assis Meira o último a pastorear por 6 anos. O dia 8 de setembro é uma data marcante para a comunidade, pois reúne milhares de fiéis para celebrar a padroeira desta paróquia.