Mais de 28 mil crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos, estão com esquema vacinal contra dengue incompleto na Paraíba. Ou seja, ainda não tomaram a segunda dose do imunizante. A informação é da secretaria de Estado da Saúde (SES) que convocou os pais e responsáveis para levarem as crianças e adolescentes para os postos de vacinação espalhados em 24 cidades.
De acordo com a chefe do Núcleo Estadual de Imunizações, Márcia Fernandes, são recomendadas duas doses da vacina, com um intervalo de três meses entre a primeira e a segunda aplicação do imunizante.
“A vacina só confere a proteção máxima contra a doença com o seu esquema completo, de D1 e D2. Então, se já faz 90 dias que as crianças e adolescentes dessa faixa etária tomaram a vacina de D1, compareceram a unidade de saúde para tomar a D2 e ficarem com a proteção máxima contra a doença”, explicou ela.
Os municípios paraibanos que estão dentro dos critérios do Ministério da Saúde para vacinar contra a dengue são: João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo, Bayeux, Conde, Caaporã, Sapé, Alhandra, Pitimbu, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mari, Riachão do Poço, Sobrado, Cajazeiras, Sousa, Itabaiana, Alagoa Grande, Princesa Isabel, Aroeiras, Esperança, Guarabira, Campina Grande e Pombal.
Distribuição de vacinas
Nessa quarta-feira (8), a SES iniciou a distribuição de mais de 24 mil novas doses da vacina contra a dengue para os 24 municípios que apresentaram maior incidência do agravo no período de 2023 a 2024.
MaisPB