A voz da Imparcialidade

Vereadora paraibana é investigada pelo Ministério Público da Paraíba por transfobia


A vereadora de João Pessoa Elisa Virgínia (PL) está sendo investigada pelo Ministério Público da Paraíba pelo crime de transfobia. O inquérito civil tem como objetivo apurar a possível prática de transfobia cometida pela vereadora em pronunciamento durante sessão da Câmara Municipal ocorrida no dia 12 de dezembro do ano passado.

Ela virou alvo do Ministério Público após um discurso no plenário da Casa Napoleão Laureano, quando apoiou e parabenizou a ação de uma Guarda Civil que retirou uma pessoa trans do interior de ônibus. O episódio envolvendo o agente público e a pessoa trans teve repercussão e causou polêmica.

Segundo o Ministério Público, o guarda municipal de João Pessoa, retira com uso de força uma mulher trans não identificada que estava em um ônibus, sob a alegação de que ela estaria ocasionando tumulto no coletivo. O fato ocorreu no Terminal da Integração desta cidade, no dia 4 de dezembro de 2023.

No vídeo citado pelo órgão fiscalizador, o agente público municipal, após resistência da mulher abordada, passa às vias de fato, empurrando-a no chão e desferindo socos naquela, sob incentivo de populares que gritam e zombam da mulher trans abordada.

Para a promotora Fabiana Maria Lobo da Silva, a vereadora Elisa Virgínia de Souza Fernandes parabenizou a atuação do guarda municipal, bem como parabenizou os populares que se encontravam no ônibus, que teriam supostamente apoiado a abordagem violenta, afirmando que “alguns trans” (no masculino) aproveitam-se da “condição de se vestirem de mulher para se vitimizar”.

Fonte83

COMPARTILHE AGORA

Facebook
Twitter
WhatsApp