Um levantamento divulgado ontem (21), pelo portal Congresso em Foco, aponta que a disputa pelas prefeituras pode tirar ao menos 60 deputados dos trabalhos legislativos no Congresso Nacional. Segundo a matéria, a Câmara conta com congressistas de 17 partidos como pré-candidatos para as eleições de 2024, na lista conta o nome de um deputado paraibano do Podemos, mas não é o do deputado federal Romero Rodrigues.
.
As pré-candidaturas se concentram principalmente no Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Lula, e no Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro. São 12 deputados petistas que já articulam para serem candidatos às prefeituras brasileiras. Entre os integrantes do PL, o número chega a 15. Da Paraíba, a lista conta com o nome do deputado federal Ruy Carneiro.
Pré-candidaturas, como o nome indica, ainda não foram oficializadas e podem ser alteradas por articulação interna dos partidos ou ainda por alianças com outras siglas. Uma dessas movimentações é a janela partidária, período em que deputados podem mudar de legenda sem correrem o risco de perder o mandato, que pode possibilitar a candidatura de outros nomes. A janela começa em 7 de março e vai até 5 de abril. Assim, há possibilidade de o número de congressistas que realmente sairá como candidato aumentar ou diminuir até 9 de maio.
No total, são 61 congressistas pré-candidatos, com 60 deputados e um senador, veja a lista:
https://congressoemfoco.uol.com.br/area/congresso-nacional/ao-menos-60-deputados-sao-pre-candidatos-para-prefeituras-em-2024/
Redação